Líder da Renamo, Ossufo Momade

Moçambique: Momade quer ex-guerrilheiros a lutar em Cabo Delgado

presidente da RenamoOssufo Momade, defendeu no sábado, 24 de abril, o envio de antigos guerrilheiros do braço armado do partido para a frente militar na província de Cabo Delgado. 

“Nós já entregámos uma lista de 362 elementos nossos rangers”disse, estando estes membros a aguardar a reintegração nas Forças de Defesa e Segurança (FDS)no âmbito da Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR). Recorde-se que este processo encontra-se em curso depois da assinatura do acordo de paz de 2019. 

“Estão lá, seria uma oportunidade de eles (autoridades) os enquadrarem” para “fazer um trabalho em Cabo Delgado”defendeu. 

O dirigente reforçou o combate aos terroristas que têm invadido a referida província, situada a Norte de Moçambique, desde outubro de 2017. “Porque é que esses 362 não são enquadrados”, questionou. 

As declarações foram feitas aos jornalistas em Nicoadalano Centro do país, durante uma visita em que doou alimentos a uma comunidade deslocada de Cabo Delgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin