Na noite do passado domingo, 09 de janeiro, um moçambicano desferiu vários golpes com arma branca (catana) na sua esposa, provocando-lhe ferimentos que culminaram na amputação de uma mão, e pôs se em fuga em Buzi, Província de Sofala.
Segundo a vítima, Isabel Antônio, de 28 anos, o casal vivia quase sempre em ciclos de violência doméstica devido aos ciúmes do seu cônjuge, facto que a obrigou na semana passada a abandonar a casa do casal refugiando-se na casa dos seus progenitores na zona Manheche, distrito de Nhamatanda. O agressor seguiu a mulher até ao local e posteriormente cometeu a agressão diante dos seus sogros e vizinhos que não conseguiram acudir temendo a fúria do homem armado.
Isabel foi socorrido graças à denúncia de populares e pronta intervenção da Polícia da República de Moçambique (PRM). “Estamos diante de um crime passional, felizmente com a pronta intervenção da nossa força no local não aconteceu o pior, lamentavelmente o indiciado logo que se apercebeu da presença da polícia pôs se em fuga, estando até no momento em parte incerta. Contudo estão sendo feitas diligências para a sua captura e responsabilização. Já foi aberto um processo criminal contra este nacional.” explicou Eva Mazive, 2 Cabo da Polícia em Buzi.
“Não é a primeira vez que este nosso filho ataca a esposa alegando que esta tem outros homens, mesmo no dia 25 de Dezembro passaram mal o dia de família porque este foi beber com os amigos e quando voltou disse que viu um homem a sair da sua casa e começou a agredi-la, por sorte vizinhos e familiares foram acudir” relatou indignada, Ester Jorge, mãe da vítima.
Aurelio Sambo – Correspondente