Mulheres de várias organizações, oriundas de diferentes pontos de Moçambique, estão reunidos na cidade de Pemba, para discutir e partilhar diferentes experiências sobre mitigação do conflito e participação na resposta humanitária em tempos de guerra.
Trata-se de um encontro onde as mulheres de diferentes organizações procuram discutir as melhores formas das mulheres darem o seu contributo em processos de resolução de conflito. “É preciso que tenhamos esse espaço, que muitas das vezes não dado, e se não é dado o espaço, é difícil a mulher ter uma contribuição válida para uma sociedade” disse uma das participantes.
A mesma fonte, que representa as associações femininas da província de Tete, que também participa nesse evento, observa que “a mulher não está tendo espaços que ela precisa para poder debater os assuntos de guerra no meio de homens”.
A organização do evento, na cidade de Pemba, manifestou que a conferência foi pensada para reafirmar o papel das mulheres, nos processos de paz e segurança.
Refira-se que, o conflito que resulta dos terroristas na província de Cabo Delgado, afecta na sua maior parte crianças e mulheres.