A Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA) conta, desde 19 de janeiro, com novos equipamentos para serviços de saneamento municipal na Cidade de Quelimane, na provincia da Zambezia
Tratam-se de uma retroescavadora para limpeza de valas de drenagem, um tractor de sucção, uma viatura ligeira para trabalhos de supervisão e vários equipamentos de proteção individual, apresentados e inaugurados publicamente pelo Autarca de Quelimane, Manuel de Araújo.
O equipamento foi financiado pelo Banco de Mundial, na sequência da implementação do projecto de Saneamento Urbano, e materializado através da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) e da Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS).
Segundo o Director da EMUSA, Francisco Bulaunde, o equipamento resulta de um financiamento na componente três, referente ao melhoramento dos Serviços Municipais de Saneamento, parte de num conjunto de cinco componentes do pacote a ser financiado pelo Banco Mundial.
Na sua intervenção, o presidente do Município, Manuel de Araújo, referiu que o equipamento irá contribuir para a melhoria das condições de saneamento urbano. Recordou ainda que num passado muito recente Quelimane foi ciclicamente atingida por doenças diarreicas e que com trabalho do Conselho Municipal, dos munícipes e especialmente do pessoal de saneamento, foi possível reverter esta tendência.
O autarca aproveitou a ocasião para exortar aos presentes e a todos os munícipes de Quelimane a envidar esforços na prevenção da cólera, que já se faz sentir em alguns distritos do país, e pediu a adopção de comportamentos que conduzem a uma boa e constante higiene individual, alimentar e ambiental de forma a ter uma cidade livre da doença.
Aurelio Sambo – Correspondente