Moçambique: Município de Quelimane conta com mais meios para Saneamento Urbano

A Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA) conta, desde 19 de janeiro, com novos equipamentos para serviços de saneamento municipal na Cidade de Quelimane, na provincia da Zambezia

Tratam-se de uma retroescavadora para limpeza de valas de drenagem, um tractor de sucção, uma viatura ligeira para trabalhos de supervisão e vários equipamentos de proteção individual, apresentados e inaugurados publicamente pelo Autarca de Quelimane, Manuel de Araújo.

O equipamento foi financiado pelo Banco de Mundial, na sequência da implementação do projecto de Saneamento Urbano, e materializado através da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) e da Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS).

Segundo o Director da EMUSA, Francisco Bulaunde, o equipamento resulta de um financiamento na componente três, referente ao melhoramento dos Serviços Municipais de Saneamento, parte de num conjunto de cinco componentes do pacote a ser financiado pelo Banco Mundial.

Na sua intervenção, o presidente do Município, Manuel de Araújo, referiu que o equipamento irá contribuir para a melhoria das condições de saneamento urbano. Recordou ainda que num passado muito recente Quelimane foi ciclicamente atingida por doenças diarreicas e que com trabalho do Conselho Municipal, dos munícipes e especialmente do pessoal de saneamento, foi possível reverter esta tendência.

O autarca aproveitou a ocasião para exortar aos presentes e a todos os munícipes de Quelimane a envidar esforços na prevenção da cólera, que já se faz sentir em alguns distritos do país, e pediu a adopção de comportamentos que conduzem a uma boa e constante higiene individual, alimentar e ambiental de forma a ter uma cidade livre da doença.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Fim da coligação com MADEM provoca aproximação do PRS ao PAIGC

Guiné-Bissau: Fim da coligação com MADEM provoca aproximação do PRS ao PAIGC

A situação política da Guiné-Bissau está há seis meses num imbróglio e poderá conhecer novos capítulos nos próximos dias. Há…
Moçambique: ARENE reduz o preço do gás doméstico

Moçambique: ARENE reduz o preço do gás doméstico

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), anunciou, esta quinta-feira, 19 de janeiro, o ajustamento, em baixa, do preço de gás…
Rússia afirma que relações com os EUA estão em mínimos históricos

Rússia afirma que relações com os EUA estão em mínimos históricos

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, que as relações entre a Rússia e os…