Moçambique: Nampula já tem Unidade de Enchimento de Gás de cozinha

A província de Nampula, norte de Moçambique, conta desde sábado (2), com uma Unidade de Enchimento de Gás de cozinha. Localizado no posto administrativo de Anchilo, o empreendimento foi inaugurado pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.

Trata-se de um plano que visa materializar o Programa Nacional de Massificação de utilização de gás de cozinha, com vista a reduzir, a pressão sobre os recursos florestais. Nampula, o território mais populoso do país é uma das províncias com maior índice de consumo de carvão vegetal, um dos fatores que contribui para aumento dos níveis de desflorestamento e de mudança climática.

No seu discurso, o Chefe do Estado, Filipe Nhusi, desafiou aos envolvidos para massificar o uso do gás de cozinha, através de preços adequados.

“Assim orientamos para que se implemente uma campanha de sensibilização da população, incentivando a preferência pelo gás e concentre nas vantagens do seu uso, para que a decisão não seja influenciada somente pelo factor preço relactivamente ao carvão e lenha. O programa nacional de massificação de utilização do gás de cozinha visa fazer face ao impacto negativo do uso da biomassa no nosso património natural, bem como impulsionar o crescimento económico, aumento da produtividade, o que irá contribuir para a geração de emprego e reduzir a pobreza” sublinhou Filipe Nhusi.

Segundo Filipe Nhusi, o projecto implantado em parceria com o Banco Mundial, vai de acordo com o Plano Quinquenal do Governo, que visa preservar a o ambiente e a saúde pública, numa altura em que ainda constitui desafios, reduzir o número de famílias que usam a lenha e o carvão vegetal para a cozinha.

Estima-se que, apenas 3.8 porcento da população moçambicana tem acesso a gás de cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…