Uma embarcação a motor de transporte de passageiros que fazia a rota da localidade Mithuco à sede do distrito de Angoche, na província de Nampula, naufragou no último domingo, deixando pelo menos oito mortos, na sua maioria crianças, e vários desaparecidos.
As autoridades apontam como causa do incidente o embate contra um tronco quando a tripulação tentativa ligar o motor que de repente foi abaixo durante a viagem.
O Chefe da Fiscalização Marítima no distrito costeiro de Angoche, Alexandre Selemane, revelou à imprensa que se desconhece o número de passageiros que viajam na embarcação, uma vez que a tripulação fugiu depois do naufrágio.
“Ocorreu na rota Mithuco para Angoche, no rio Nanhoco, onde o motor parou. Na tentativa de ligar o motor, embateu-se com um tronco de uma árvore. E por causa da corrente de água originou naufrágio. Até segunda-feira, 15 de Maio, quando fazíamos o resgate, havia 8 mortos na sua maioria crianças, alguns desaparecidos, cinco com ferimentos ligeiros e fora do perigo. Neste momento a tripulação não se conhece o seu paradeiro, porque depois do acidente, eles puseram-se em fuga. Não temos a informação exacta de número de passageiros que lá estavam”.
Segundo Alexandre Selemane a embarcação naufragada tinha sido registado na administração marítima com o número 241 e com o nome Ahalissana-2, com capacidade de 44 passageiros com bom tempo e 22 em mau estado de tempo e capacidade de 3 toneladas. As buscas continuam.