A Província de Niassa vai implementar, nos próximos anos, iniciativas de educação ambiental para conservação da biodiversidade em nove distritos.
Trata-se de uma iniciativa que pretende reforçar a educação ambiental para a conservação da biodiversidade, defesa, monitoria, valorização da natureza, exploração sustentável dos recursos naturais, pesquisas e promoção de meios sustentáveis nos distritos de Mecula, que se encontra na sua maioria na Reserva Especial de Niassa e nos distritos de Sanga, Majune, Maúa, Nipepe, Lago, Marrupa, Metarica e Mavago.
O Director Provincial dos Transportes e Comunicações na província de Niassa, Joaquim Chiro Joaquim, falando esta segunda-feira na cidade de Lichinga, em representação da governadora, disse que o Programa Conserva BioNiassa deve ultrapassar os desafios ainda persistentes na preservação da biodiversidade.
“O surgimento do programa Conserva BioNiassa é pela pertinência e relevância actual, pois Niassa mesmo possuindo uma rica Biodiversidade, persistem ainda desafios e dilemas que temos de ultrapassar, pois as mesmas estão em situação de vulnerabilidade, ameaça e perigo” afirmou apontando que o expectativa do governo é que o programa tenha maior contributo.
“É nossa expectativa que o mesmo venha a contribuir para o reforço as ações e consciência ambiental no âmbito da prevenção e conservação desta Biodiversidade e a proteção dos diversos recursos nela existentes, garantindo tanto a sobrevivência das pessoas e dos animais”.
O lançamento do Programa Conserva BioNiassa coincidiu com a celebração do Dia Mundial da Biodiversidade a 22 de Maio, celebrado sob o lema lema ” Do acordo à acção: reconstruir a Biodiversidade”.