A Província de Niassa, está a plantar desde segunda-feira, 21 de março, três hectares de árvores, no povoado de Mbaú, na localidade Namuanica, posto administrativo de Chimbunila-sede, com vista a preservar a floresta.
Tratam-se de árvores nativas e fruteiras de chanfuta, pinho e abacateira, numa actividade que envolveu a comunidade local e membros da estrutura, de nível local e provincial.
O Director do Gabinete da Governadora de Niassa, Mauro Pius, que considera que aquela província tem um situação de desflorestamento aparentemente estável, devido à várias acções de manutenção, apelou o combate às queimadas descontroladas e desmatamento.
Recomendou a população de Chimbunila-sede, a apostar na criação de viveiros e resflorecimento das áreas com floresta degradada, apontando que elas susportam tenta a vida no planeta.
O plantio de três mil hectares de diversos árvores no distrito de Chimbunila enquadra-se na celebração do Dia Internacional das Florestas, que se celebra à cada 21 de Março, por decreto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Em 2023 foi celebrado sob lema “Florestas Saudáveis, para Pessoas Saudáveis.