Secretário Geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique(OTM), Alexandre Mumguambe, manteve esta semana vários encontros na Província de Tete com os representantes dos órgãos de governação descentralizadas provinciais e diversos sindicalistas onde fez saber que está para breve o entendimento sobre o novo salário mínimo no país.
Será divulgada em Agosto a proposta de novo salário mínimo no país para os diferentes sectores de actividades produtivos. Neste momento os vários grupos de concertação social junto do governo concluem os pormenores dos vários aspectos económicos associado à nova tabela salarial. Os novo salários serão definidos mediante a situação económica de cada sector tendo em conta os efeitos nefastos causados pela pandemia da Covid-19.
O sindicalista disse que, após o acordo saído da concertação social, os referidos documentos serão submetidos à apreciação e debate do conselho de ministros e que os novos salários serão de acordo com a realidade no país, “dos nove sectores de actividades de produção alguns já atingiram os acordos nas suas propostas e outros ainda não mas todos esforços para que satisfaçam os trabalhadores estão a ser feitos”.
Com estes pronunciamentos do Secretário Geral da OTM Central Sindical, os moçambicanos em Maputo, esperam com esperança e ansiedade para ver suas vidas melhoradas uma vez que desde a última actualização dos salários mínimos antes da Covid-19 até aqui ainda não se mexeu nos salários e o custo de vida subiu muito.
Aurélio Sambo