Um novo ataque a uma escolta de viaturas foi registado nesta quinta-feira, 02 de janeiro, numa zona próxima a Mutindiri-2, distrito de Chibabava, na província moçambicana de Sofala, junto à Estrada Nacional 1.
A informação foi avançada por várias testemunhas, tendo sido ainda referido que esse ataque causou dois feridos. O incidente ocorreu por volta das 07 horas locais, a 50 quilómetros a Norte de Muxúnguè, num troço que tem reforço da segurança desde o Natal.
“O cobrador do autocarro (da transportadora Angolano) foi atingido por bala no pé e socorrido para o centro de saúde (de Muxúnguè)”, afirmou Celestino Vilanculos, que viajava no autocarro.
Outra testemunha partilhou que vários tiros foram disparados do lado do motorista e que os mesmos atingiram os pneus traseiros. “Os pneus foram furados por balas e o autocarro ficou imobilizado por muito tempo”, explicou a passageira Raquel Fulgêncio, acrescentando que “depois do ataque foi feita a troca de pneus e continuamos a viagem com a patrulha policial”.
A polícia de Sofala ainda não se pronunciou sobre o novo incidente. Sabe-se que duas viaturas das autoridades têm patrulhado a zona de ataques e escoltado viaturas no troço entre Inchope (Manica) e Muxúnguè (Sofala) desde o anúncio do reforço de segurança na estrada alvo de emboscadas a viaturas, que começou em agosto.