Moçambique: Nyusi aconselha vigilância devido aos ataques ocorridos em Cabo Delgado

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, avisou a população do distrito da Maganja da Costa, na província da Zambézia, para que se mantenha vigilante no que diz respeito à movimentação de indivíduos mal-intencionados e que procuram recrutar jovens para integrarem grupos armados que promovem ataques nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Manica.

“Há um movimento que procura enganar jovens (…) para se juntarem ao grupo de pessoas que fazem mal à população. Estão a enganar-vos”, disse nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante um comício que orientou, após a inauguração de um sistema de abastecimento de água para 36 mil habitantes.

“Maganja da Costa não é distrito que trabalha matando pessoas”, sublinhou, mencionando que se aparecer alguém com promessas de trabalho, é necessário recusar se não houver certeza de que se tratam de boas intenções.

“Estão a ser enganados e, caso aceitem essas propostas, vão viver nas matas para toda a vida”, alertou o Chefe de Estado, para quem “os mandantes destes grupos (que protagonizam ataques) nem estão nas matas”, lembrando que “quem mata pode ser morto” também.

Nyusi disse ainda, em relação a Maganja da Costa, que a população, referindo-se mais aos jovens, em particular, deve concentrar-se no trabalho, na produção e em outras atividades que desenvolvam Moçambique.

Recorde-se que alguns distritos da província de Cabo Delgado são alvos de ataques por grupos insurgentes, com motivações desconhecidas publicamente, desde outubro de 2017, tendo as invasões voltado a acontecer em Sofala e em Manica em agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: Walter Barros luta contra a criminalidade com o projeto “Believe”

Cabo Verde: Walter Barros luta contra a criminalidade com o projeto “Believe”

O projeto “Believe”, foi criado dentro da cadeia de são Martinho pelo Walter Barros, em novembro de 2017 depois de…
Guiné Equatorial acolhe delegação da CPLP

Guiné Equatorial acolhe delegação da CPLP

Uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aterra na Guiné Equatorial esta segunda-feira, 07 de março, segundo…
Cabo Verde:Ilha do Sal, profissionais da saúde promovem feira de saúde

Cabo Verde:Ilha do Sal, profissionais da saúde promovem feira de saúde

A comunidade da Ribeira Funda, no Sal, foi beneficiada com uma feira de saúde, que ofereceu serviços e orientações de…
Reino Unido reforça sanções contra oligarcas russos

Reino Unido reforça sanções contra oligarcas russos

O Reino Unido informou que vai reforçar as sanções contra a Rússia através de uma aprovação de legislação ocorrida nesta…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin