Moçambique: Nyusi afirma que “país goza de estabilidade política”

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, declarou que “o país goza de estabilidade política” apesar dos ataques terroristas que têm ocorrido na província de Cabo Delgado. Segundo o próprio, as instituições estão a funcionar normalmente. 

A observação foi feita no Fórum dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Durante a sua intervenção, o chefe de Estado moçambicano falou maioritariamente sobre a situação de insegurança em Cabo Delgado. 

Apesar de alguns focos de instabilidade criados pelo terrorismo, o país goza de estabilidade política e as instituições estão a funcionar normalmentedisse. 

Primeiro, a violência armada protagonizada por grupos terroristas em alguns distritos da província de Cabo Delgado, há pouco mais de três anos, causando morte de inocentes e deslocação forçada de pessoas. O segundo desafio é o impacto negativo da Covid-19 na sociedade e na economia e o terceiro é o impacto das mudanças climáticas, enumerou assim aqueles que considera serem os principais desafios. 

Ainda de acordo com o governante, o recente ataque à Vila Sede do distrito de Palma, localizado onde decorrem os projetos de exploração de gás, demonstra a dimensão do desafio que o país enfrenta na luta contra o terrorismo internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Moçambique: Governo promete igualdade de género

Moçambique: Governo promete igualdade de género

O Governo moçambicano reiterou o compromisso de trabalhar para garantir a igualdade de género no país, em conjunto com todos os intervenientes sociais. O foco, disse,…
Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

O deputado Paulo Porto, eleito pelo círculo de fora da Europa, gravou uma mensagem para a diáspora portuguesa em virtude…
Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Os casos de violência de género reportados à justiça quase duplicaram em Timor-Leste, tendo estas denúncias sido feitas em vários municípios. Isto acontece depois…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin