O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, aterra em Portugal nesta sexta-feira, 18 de novembro, para cumprir uma visita de trabalho de três dias.
O chefe de Estado viaja em reposta a um convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem irá reunir-se durante a sua estadia. Ambos irão avaliar o ponto de situação das relações bilaterais e multilaterais, indica “O País”.
Também trocarão impressões sobre assuntos de interesse mútuo nos domínios da defesa e segurança, principalmente no processo de treinamento das Forças Especiais, no âmbito do combate ao terrorismo. Os dois países querem ainda encontrar novas oportunidades de cooperação nos setores da agricultura, turismo e trabalho.
Além de encontrar-se com Rebelo de Sousa, a agenda de Nyusi inclui conversações oficiais com o primeiro-ministro português, António Costa. O governante moçambicano dirigirá ainda uma mesa redonda sobre Agronegócios e Turismo.
O Presidente estará acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida da Cultura e Turismo, Edelvina Materrula, e pelo embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, bem como quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.