Moçambique: Nyusi chega hoje a Portugal a convite de Marcelo

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, aterra em Portugal nesta sexta-feira, 18 de novembro, para cumprir uma visita de trabalho de três dias.

O chefe de Estado viaja em reposta a um convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem irá reunir-se durante a sua estadia. Ambos irão avaliar o ponto de situação das relações bilaterais e multilaterais, indica “O País”.

Também trocarão impressões sobre assuntos de interesse mútuo nos domínios da defesa e segurança, principalmente no processo de treinamento das Forças Especiais, no âmbito do combate ao terrorismo. Os dois países querem ainda encontrar novas oportunidades de cooperação nos setores da agricultura, turismo e trabalho.

Além de encontrar-se com Rebelo de Sousa, a agenda de Nyusi inclui conversações oficiais com o primeiro-ministro português, António Costa. O governante moçambicano dirigirá ainda uma mesa redonda sobre Agronegócios e Turismo.

O Presidente estará acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida da Cultura e Turismo, Edelvina Materrula, e pelo embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, bem como quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram nesta terça-feira, 03 de janeiro, que está em curso a Operação…
Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…