O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, declarou nesta quarta-feira, 29 de dezembro, que 2022 é decisivo no combate ao terrorismo. Recorde-se que a província de Cabo Delgado tem sido alvo frequente de ataques terroristas desde outubro de 2017.
De acordo com o “Notícias Online”, as afirmações foram feitas enquanto Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, durante uma visita realizada a um quartel militar no distrito de Mueda, em Cabo Delgado.
O Presidente da República encorajou os militares a continuarem a combater os terroristas sem tréguas, uma vez que já se sabe onde muitos se encontram escondidos, depois de escorraçados de várias zonas dos distritos de Macomia, Muidumbe, Palma e Quissanga.
Nyusi exigiu a captura ou eliminação física dos líderes terroristas, que estão atualmente em debandada na sequência do aperto do cerco pelas forças combinadas que integram contingentes do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).
O governante sublinhou que o regresso da população deslocada às zonas de origem depende principalmente do trabalho que está a ser feito pelo exército.