Moçambique

Moçambique: Nyusi defende transformação do setor agrário

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusiinformou que o Governo assumiu a transformação do setor agrário para produzir e competir num ambiente sustentável, capaz de contribuir para a segurança alimentar e reduzir os índices de desnutrição crónica no país. 

A afirmação foi feita em Malema, na província de Nampula, durante o acto de inauguração da unidade industrial especializada no processamento de milho, que constitui um projeto âncora no distrito e nas regiões circunvizinhas. Esta tem uma capacidade instalada de 60 mil toneladas de farinha por ano e é alimentada por 30 mil produtores, que fornecem a matéria-prima. 

O chefe de Estado defendeu igualmente uma agricultura modernizada que permita o aumento da oferta e oportunidade de emprego, principalmente entre os jovens. Tal permitirá acesso à renda para a melhorar a vida de mais de 15 milhões de cidadãos. 

Também de acordo com o governante, existem esforços da parte do Governo dirigidos ao apoio aos pequenos agricultores, no sentido de aumentarem as áreas de produção. A aposta é assente no cultivo de gergelim, milho, feijões e de outras culturas. 

O programa Sustenta, prosseguiu, representa a materialização dos objetivos de desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos, o que pressupõe o incremento da produção das pequenas e médias empresas (PME), bem como a facilitação do acesso aos mercados e aos mecanismos de financiamento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo