O líder da Frelimo e Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, afirmou no sábado, 10 de outubro, que sem união e coesão no partido no poder não vai ser possível alcançar o desenvolvimento sustentável no país.
O discurso foi feito no Posto Administrativo da Ponta d’ Ouro, situado na província de Maputo, no encerramento da Quarta Sessão do Secretariado do Comité Central da Organização da Juventude Moçambicana (OJM).
Nyusi mencionou também os ataques terroristas na província de Cabo Delgado e a instabilidade no centro do país como entraves para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Quanto aos ataques terroristas em Cabo Delgado e à instabilidade no centro do país, pediu aos moçambicanos para que se distanciassem de “intrigas, boatos e desinformação”. Assim, concluiu, o povo pode contribuir para a solução dos problemas e não para piorar a situação.
Ainda sobre a melhoria de vida dos cidadãos, o governante referiu que o Produto Interno Bruto (PIB), mais do que crescer, deve impactar nos indicadores de desenvolvimento humano. Foi indicado o acesso à alimentação, à água, à energia e à habitação como essenciais para que se alcance o desenvolvimento sustentável.