Moçambique: Nyusi deve responder em Londres sobre dívidas ocultas

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) defende que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, deve responder à notificação judicial da Privinvest no caso das dívidas ocultas. Segundo a referida entidade, não existe impedimento à luz da Constituição nem do direito internacional. 

“O Presidente da República pode e deve responder à notificação da Privinvest no Tribunal de Londres”, pode ler-se numa nota distribuída pelo FMO, uma plataforma que inclui muitas organizações não-governamentais moçambicanas. 

O caso refere-se ao facto de o grupo naval Privinvest ter sido autorizado, a 23 de maio, a notificar o chefe de Estado moçambicano na qualidade de parte que interessará ouvir no âmbito do processo das dívidas ocultas, que decorre em Londres, capital de Inglaterra. 

Apesar de o governante gozar de imunidade, o FMO considera que a Constituição da República de Moçambique e o direito internacional não impedem o visado de responder em tribunal por actos cometidos antes do seu mandato como Presidente

“É a própria Constituição que não proíbe que os atos de natureza civil praticados pelo Presidente da República e que não sejam de gestão pública sejam suscetíveis de serem conhecidos por tribunais comuns, sejam eles nacionais ou internacionais”, observa a plataforma. 

O FMO considera que ignorar a notificação seria um “desrespeito pelos moçambicanos que ele representa”, já que o Presidente, no exercício das suas funções, deve pautar-se por uma postura o “mais transparente possível”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin