Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

Moçambique: Nyusi deve responder em Londres sobre dívidas ocultas

O Fórum de Monitoria do Orçamento (FMO) defende que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, deve responder à notificação judicial da Privinvest no caso das dívidas ocultas. Segundo a referida entidade, não existe impedimento à luz da Constituição nem do direito internacional. 

“O Presidente da República pode e deve responder à notificação da Privinvest no Tribunal de Londres”, pode ler-se numa nota distribuída pelo FMO, uma plataforma que inclui muitas organizações não-governamentais moçambicanas. 

O caso refere-se ao facto de o grupo naval Privinvest ter sido autorizado, a 23 de maio, a notificar o chefe de Estado moçambicano na qualidade de parte que interessará ouvir no âmbito do processo das dívidas ocultas, que decorre em Londres, capital de Inglaterra. 

Apesar de o governante gozar de imunidade, o FMO considera que a Constituição da República de Moçambique e o direito internacional não impedem o visado de responder em tribunal por actos cometidos antes do seu mandato como Presidente

“É a própria Constituição que não proíbe que os atos de natureza civil praticados pelo Presidente da República e que não sejam de gestão pública sejam suscetíveis de serem conhecidos por tribunais comuns, sejam eles nacionais ou internacionais”, observa a plataforma. 

O FMO considera que ignorar a notificação seria um “desrespeito pelos moçambicanos que ele representa”, já que o Presidente, no exercício das suas funções, deve pautar-se por uma postura o “mais transparente possível”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Vírus Epstein-Barr pode ser a principal causa de esclerose múltipla

Vírus Epstein-Barr pode ser a principal causa de esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM), uma doença progressiva que afeta 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e para a…
Timor-Leste: Comandante das F-FDTL lamenta apoio da Fretilin a Lu-Olo

Timor-Leste: Comandante das F-FDTL lamenta apoio da Fretilin a Lu-Olo

O comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e candidato às eleições presidenciais, Lere Anan Timur, partilhou o facto de lamentar que o…
Rara escrita africana oferece pistas sobre a evolução da escrita

Rara escrita africana oferece pistas sobre a evolução da escrita

A escrita evoluiu para se tornar mais simples e eficiente, de acordo com um novo estudo baseado na análise de…
Moçambique: Terroristas decapitam habitantes em Cabo Delgado

Moçambique: Terroristas decapitam habitantes em Cabo Delgado

Os insurgentes decapitaram três homens na aldeia Nova Zambézia, pertencente ao Posto Administrativo de Chai, no distrito de Macomia, localizado na…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin