Especial COVID-19 | Moçambique

Moçambique: Nyusi discute Covid-19 com Comissão Técnico-Científica

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi
Filipe Nyusi

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, reuniu-se com a Comissão Técnico-Científica nesta quinta-feira, 17 de setembro. No encontro foi analisada a situação da pandemia da Covid-19 no país. 

O governante manifestou, perante a Comissão Técnico-Científica, a sua preocupação com o incumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus, principalmente na cidade e província de Maputo. Essa observação foi feita na reunião alargada a outros setores do Governo. 

Ao iniciar a sessão, o chefe de Estado deu permissão ao ministro da Saúde, Armindo Tiago, para apresentar a situação epidemiológica do mundo, do continente africano, da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e de Moçambique. 

Sobre Moçambique o ministro declarou que o país ocupa a quarta posição na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Isto porque regista uma taxa de positividade de 5,1%, sendo atualmente o que tem o menor número de óbitos na região. 

Entretanto, entre julho e agosto, houve registo de alteração progressiva de casos da Covid-19 em termos de óbitos e infeções. Esta tendência mantém-se em setembro. 

As cidades de Maputo, Pemba e Nampula, com uma taxa de positividade de 10,7%, 5% e 3,9%, respetivamente, foram as que experimentaram uma transmissão comunitária. 

Em conclusão, Armindo Tiago disse que há no país uma tendência generalizada de incumprimento das medidas de prevenção. Tal é então verificado pelo não uso de máscaras, o não distanciamento social e o desrespeito do limite de participação em eventos públicos e privados.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo