O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, observou nesta quarta-feira, 23 de setembro, que a pandemia da Covid-19 “transformou a dinâmica das relações comerciais, profissionais e sociais entre os homens”.
Além disso, referiu também, a situação económica causada pelo novo coronavírus “exige a mobilização de recursos financeiros adicionais para compensar a desaceleração económica”, especialmente em Moçambique.
O chefe de Estado partilhou a sua opinião perante o mundo, a partir de Maputo, no âmbito da semana virtual de alto nível da 75.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nyusi começou por saudar o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pelo seu “incansável empenho na defesa dos ideais consagrados na Carta das Nações Unidas, colocando as Nações Unidas na liderança de esforços coletivos para superar os desafios contemporâneos, incluindo as iniciativas, visando fazer face à pandemia da Covid-19”.
Ainda de acordo com o governante, “a Covid-19 transformou a dinâmica das relações comerciais, profissionais e sociais entre os homens em todos os ambientes de convivência, nos meios urbano e rural”.
Este cenário, continuou, “exige a mobilização de recursos financeiros adicionais para compensar a desaceleração económica, tendo em conta que o flagelo da pandemia ainda prevalece em todo o mundo e no nosso país, em particular”.