O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a estrada Montepuez-Ruaça. O evento decorreu no distrito de Balama, pertencente à província de Cabo Delgado.
Segundo um comunicado divulgado pela “Folha de Maputo”, o Presidente da República estava acompanhado pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine, por quadros da Presidência da República e por outras instituições do Estado.
De acordo com o governante, trata-se de um acesso que vai estimular a economia da região norte do país. Neste sentido, a obra promoverá o desenvolvimento económico, unidade nacional e facilitará a circulação de pessoas, já que agora, para se chegar a Pemba, a partir de Lichinga, as pessoas não precisarão de passar por Nampula.
“Estamos perante uma infraestrutura de qualidade invejável que vai contribuir para melhoria de negócios e proporcionar condições para atração de investimentos produtivos”, afirmou, citado pelo “Notícias”.
“Antes as pessoas pensavam duas vezes para vir investir aqui, mas desde que iniciámos esta obra, estão a vir. Vi uma bomba de combustível que antes não havia, é desenvolvimento isso”, concluiu.
A estrada Montepuez-Ruaça está avaliada em 2,8 mil milhões de meticais, tendo sido financiada pelo Governo moçambicano, pela Agência Japonesa para Cooperação Internacional (JICA) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). As obras começaram em fevereiro de 2018 e incluíram asfaltagem de 135 quilómetros e a construção de duas pontes, uma sobre rio Ruaça e outra sobre o rio Nacohucohu.