O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, partilhou que o ambiente de negócios no país que dirige e na maioria dos Estados-membros do bloco regional africano continua estável.
A afirmação foi feita enquanto Presidente em Exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa), durante a sessão de abertura da 13.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África.
“O ambiente de negócios em Moçambique e na maioria dos Estados-membros da SADC continua estável. Registamos progressos no ambiente de negócios no que diz respeito à desburocratização dos processos de registo de empresas, às transições do comércio externo, ao registo central de crédito no setor financeiro, à revisão da legislação comercial e laboral que às vezes dificulta, bloqueia e encalha os negócios, à redução dos tempos de espera na ligação de energia eléctrica, entre outros aspectos burocráticos”, enumerou.
“O nosso enfoque continua a ser a plataforma de diálogo entre o setor público e o privado, que resulte em resoluções ou soluções viáveis, em prol do país”, acrescentou.
A cimeira decorre entre esta quarta-feira e quinta-feira, dias 28 e 29 de julho. O lema do evento é “Novos Caminhos para uma Parceria Económica mais Forte entre os EUA e África”.