Moçambique: Nyusi e Momade consideram que há condições para concluir DDR

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, com líder da Renamo, Ossufo Momade

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, reuniram-se esta terça-feira, 16 de maio, para debater o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos ex-guerrilheiros da Renamo, entre outros temas. 

Os dois dirigentes chegaram à conclusão de que estão criadas as condições logísticas e materiais para a conclusão do processo de DDR, após o qual terá início o pagamento das pensões nos termos constantes no Decreto que fixa os benefícios de segurança social dos desmobilizados no âmbito do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional. 

A informação consta numa nota da Presidência da República, divulgada pelo jornal “O País”. Nela é referido ainda que o encontro visou também a avaliação de assuntos como o funcionamento do futuro Fundo Soberano, o decurso do processo de recenseamento eleitoral e as conclusões do relatório da Comissão de Reflexão sobre a Viabilidade da Realização das Eleições Distritais em 2024, que recomenda o adiamento das eleições distritais previstas para o próximo ano. 

Em relação a este último tema, Nyusi e Momade realçaram a necessidade de criar uma comissão de trabalho alargada que vai continuar a refletir sobre as competências dos órgãos de governação descentralizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…
Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

A Alta-Comissária Britânica em Moçambique, Helen Lewis, informou que o Reino Unido vai apoiar a realização das sétimas eleições gerais…
Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

A primeira semana de abril vai ser marcada por muita música e animação, na capital de Cabo Verde, com a…
Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…