O Presidente de Moçambique dirige nesta terça-feira, 08 de novembro, o painel sobre a transição energética na região Austral de África, que participa na 27.ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP 27). O evento decorre em Sharm el Sheik, no Egito.
“Moçambique é um país exemplo de baixa emissão de poluentes em África e sofre consequências severas causadas pelos efeitos das mudanças climáticas. Mesmo assim, apresenta recursos únicos para desenvolver uma solução para transição energética de grande impacto para boa parte da região Austral de África”, pode ler-se numa nota emitida hoje na cimeira.
Além de Filipe Nyusi, estarão presentes no evento figuras como o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, a presidente do Climate Investment Funds, Mafalda Duarte, e o enviado especial-adjunto da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, Richard Duke, entre outros.
Um dos principais assuntos a serem analisados será o dos países pobres e de baixa emissão de poluentes em África. O evento já está a ser conhecido como a “COP de África”.