Moçambique: Nyusi faz visita surpresa às Forças de Defesa e Segurança em Cabo Delgado

O governante moçambicano realizou uma visita surpresa aos acampamentos militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em Cabo Delgado, estando as mesmas destacadas para o combate aos grupos armados que têm aterrorizado a zona norte da referida província.

De acordo com um comunicado da Presidência da República, Filipe Nyusi deslocou-se até ao local com o objetivo de se inteirar no terreno sobre as diversas ações das várias unidades das FDS. Durante o diálogo que manteve com os membros das FDS, o Chefe de Estado encorajou-os a continuarem firmes na defesa da pátria e da soberania, tendo salientado que “somente quem está no terreno dia e noite, a enfrentar todos os desafios, tem a dimensão do que está a ser feito”.

“A missão de defender a pátria nunca termina. Os inimigos da soberania sempre existiram e existirão. Portanto, é uma missão permanente e sobretudo da maneira como as atuais ameaças manifestam-se nas sociedades. Todos os países vivem esse cenário. Nós vamos defender esta pátria até ao último moçambicano, até ao último soldado, até ao último guarda policial. Essa é a missão nossa, porque é esta terra que nos viu a nascer, é desta terra que nós temos que viver, é desta terra onde temos que criar os nossos filhos e criar a riqueza para o futuro”, declarou.

Nyusi mencionou ainda que tem feito contactos de várias formas com as populações, que dizem sentir-se encorajadas com a presença das FDS no terreno. “Espero que tenham consciência de que os ataques sempre vão prevalecer por parte daqueles que minimizam a vossa tarefa, mas é importante que mantenham o foco das vossas ações e energias na defesa da pátria e da soberania”, reforçou.

O político incentivou também os membros da FDS a observarem a disciplina, principalmente no trato com a população, uma vez que considera que não faz sentido defender sem respeitar. Foi igualmente deixado um apelo à colaboração da população, tida como fundamental para o sucesso desta missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Mocambique: PRM em Nampula confirma quatro casos de violência eleitoral no primeiro dia de campanha 

Mocambique: PRM em Nampula confirma quatro casos de violência eleitoral no primeiro dia de campanha 

No primeiro dia do arranque, as autoridades policiais de Nampula referem que registaram quatro casos criminais e há registo de…
Moçambique: Filipe Nyusi exonera secretária de Estado da província de Sofala

Moçambique: Filipe Nyusi exonera secretária de Estado da província de Sofala

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou Stela Pinto Novo Zeca do cargo de Secretária de Estado da Província de…
Goa: Ativistas pintam buracos das estradas para alertar sobre segurança no trânsito

Goa: Ativistas pintam buracos das estradas para alertar sobre segurança no trânsito

Um grupo de ativistas pintou os buracos da estrada perto do aeroporto de Dabolim, protestando pelas péssimas condições que as…
Cabo Verde: PAICV alerta para insegurança nas escolas

Cabo Verde: PAICV alerta para insegurança nas escolas

O PAICV disse nesta terça-feira, 26 de setembro, que a falta de ações preventivas e políticas públicas acertadas leva a…