O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu felicitações do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) pelos esforços realizados na reconstrução da província de Cabo Delgado.
As felicitações foram transmitidas através de um comunicado, onde a UA saúda o empenho do Governo moçambicano e também da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês).
O Conselho de Paz e Segurança da UA condena os ataques terroristas em Cabo Delgado, ocorridos desde outubro de 2017, e a tentativa de expansão do terrorismo para outras províncias vizinhas.
Segundo o mesmo organismo, a situação está a “afetar adversamente a vida e os meios de subsistência de civis, em particular mulheres e crianças, resultando em crises humanitárias, incluindo o deslocamento das populações afetadas”.
Estas invasões à referida província moçambicana já causaram um milhão de deslocados, de acordo com os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), além de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.