Moçambique: Nyusi inicia nova campanha eleitoral

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, voltou a candidatar-se ao cargo que ocupa para as eleições presidenciais de 15 de outubro, tendo regressado agora à campanha eleitoral. Duas das promessas feitas pelo governante são as melhorias e construções de novas estradas e pontes, caso seja reeleito.

O discurso do candidato presidencial da Frelimo foi feito nesta quinta-feira, 27 de junho, altura em que viajou até à província de Nampula. Foi nos distritos de Lalaua e Moma que, durante um comício, prometeu melhorar as estradas de terra batida e construir pelo menos uma ponte, tendo reiterado, igualmente, que o Governo “está comprometido em garantir a ligação rodoviária de Maputo à Lichinga”, além de assegurar a ligação dos distritos de Angoche e Moma à rede viária nacional.

Nyusi inaugurou um balcão do Millenium Bim no distrito da Lalaua, local onde os cidadãos tinham que percorrer dezenas de quilómetros para acederem aos serviços do banco. Segundo o jornal “@Verdade”, a agência bancária foi construída com fundos do Estado, no valor de cerca de 50 milhões de meticais (698.712 euros), e irá ser entregue a custo quase zero a este banco, que faturou mais de 12 biliões de meticais no ano passado devido à crise económica e ao investimento na dívida pública do país.

Durante o comício que se seguiu, o Chefe de Estado e candidato a um segundo mandato justificou o não cumprimento de várias promessas de 2014, particularmente em termos de infraestruturas, com a seca, os ciclones Idai e Kenneth e as “dívidas não declaradas”, uma vez que apoios externos “disseram que já não vamos ter mais dinheiro até explicarem esse assunto”.

O político admitiu que está em campanha eleitoral. “Sendo este ano o último desde ciclo 1º de governação, estamos a refletir tudo aquilo que tínhamos combinado para ver o que é que foi feito e o que é que falta fazer, e também porque é que não foi feito algo se existir”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Apresenta novo submarino fruto de programa conjunto “em prol da paz”

Brasil: Apresenta novo submarino fruto de programa conjunto “em prol da paz”

O presidente da França, Emmanuel Macron, participou, no Brasil, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último…
Angola defende mais cooperação inter-parlamentar com Portugal

Angola defende mais cooperação inter-parlamentar com Portugal

A presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, ​defende o reforço das relações de cooperação inter-parlamentares com Portugal. A…
Moçambique: Momade apoiado por generais da Renamo nas eleições

Moçambique: Momade apoiado por generais da Renamo nas eleições

Os generais da Renamo declararam apoio “incondicional” ao atual presidente do partido, Ossufo Momade, para ser reeleito nas eleições que…
Investigadores testam aplicação de óleos essenciais para eliminar e prevenir o crescimento de microalgas em monumentos

Investigadores testam aplicação de óleos essenciais para eliminar e prevenir o crescimento de microalgas em monumentos

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com Michal Komar,…