O chefe de Estado moçambicano recebeu nesta quinta-feira, 13 de maio, os embaixadores-representantes do corpo diplomático acreditado em Moçambique. Filipe Nyusi aproveitou o momento para falar sobre as alegadas “más interpretações” acerca da maneira como o país se tem posicionado na abordagem das múltiplas manifestações de prestar apoio militar no combate ao terrorismo.
“Não são palavras e declarações à imprensa que ditam a aceitação de apoios em forma de simples intenções”, criticou, deixando assim recados em relação ao assunto.
O Presidente da República disse não precisar de “meninos de recados” sobre as necessidades de apoio necessárias para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado.
“Havendo vontade que um país soberano tenha, um país com bandeira… (não pode) usar meninos de recados para falar com o Governo, salvo se a diplomacia esteja a falhar neste país”, afirmou.
“Sempre dissemos que somos fortes em termos de cooperação e não precisamos de meninos de recados para podermos falar sobre problemas de um país irmão, de um país vizinho”, concluiu.