O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, lançou unidades da Polícia da República de Moçambique (PRM) em distritos para reforçar a defesa de pessoas e de bens. A informação foi avançada pelo “Notícias Online”.
Segundo o governante, a criação de companhias da polícia para a proteção das sedes distritais tem como principal objetivo fortalecer a defesa da população localizada nas zonas afetadas pelo terrorismo e por outros crimes.
Foi na cidade de Nampula, no Estádio 25 de Junho, que decorreu o lançamento do programa de posicionamento das companhias policiais independentes e unidades de operações especiais na reserva em todos os distritos, referente à fase piloto.
Trata-se das sedes distritais de Palma, Muidumbe, Mocímboa da Praia e Nangade, na província de Cabo Delgado, além de Memba e Moma, em Nampula, Mecula, no Niassa, Pebane e Gurué, na Zambézia, e Inhassoro, em Inhambane.
Nyusi afirmou que as ameaças terroristas e outros desafios levam o Governo a definir estratégias operacional, estrutural, organizada, direcionada e cada vez mais adaptadas a realidades concretas.