O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lançou a Campanha de Comercialização Agrícola no distrito da Manhiça, localizado na província de Maputo.
O governante aproveitou a ocasião para afirmar que o seu Executivo vai fazer de tudo para garantir maior competitividade ao setor, acrescentando que o objetivo é assegurar benefícios para pequenos agricultores, inserindo-os nos circuitos da comercialização em todo o país.
“Reconhecemos que a comercialização agrícola, na sua amplitude, enfrenta vários constrangimentos. Mas a nossa estratégia visa garantir maior competitividade a toda cadeia de valor”, disse.
Nyusi frisou que o setor familiar é responsável pela maioria dos produtos consumidos e exportados, mas que é aquele que menos se beneficia do esforço de produção porque enfrenta muitas dificuldades no seu relacionamento com os mercados.
A nova campanha tem a duração de um ano e tenciona disponibilizar 15 milhões de toneladas de vários produtos para o mercado, contra os 13,8 milhões de toneladas na campanha passada.