Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

Moçambique: Nyusi pede maior vigilância no combate à pesca ilegal

O chefe de Estado de Moçambique aproveitou o Dia Mundial da Pesca, assinalado no sábado, 21 de novembro, para apelar a uma maior vigilância no combate à pesca ilegal e ao uso de práticas prejudiciais à sustentabilidade da pesca. 

A data foi celebrada sob o lema “Incrementar a produção, promovendo a resiliência costeira e pesqueira”. 

Na mensagem divulgada nesse dia, Filipe Nyusi reiterou o compromisso do Governo de trabalhar com todos os intervenientes na cadeia de valor da pesca, bem como na criação de condições que aumentem a resiliência das comunidades e desenvolvam formas sustentáveis e justas de pesca rumo a uma economia azul cada vez mais forte. 

“O lema deste ano remete-nos para a necessidade de uma nova visão sobre a pesca que procure responder às novas ameaças que a pesca marinha e das águas interiores enfrentam para atingirmos a meta de um mundo sem desnutrição e fome, começou por dizer. 

Entre as adversidades temos o crescimento da população, a redução dos estoques do pescado, a crescente procura de alimentos aquáticos, a degradação do meio ambiente e as mudanças climáticas em particular em zonas costeiras”, pode ainda ler-se. 

“Esta efeméride chama-nos a atenção mensagem do Chefe do Estado importância dos produtos da pesca e a necessidade de preservação do habitat do peixe e outros produtos aquáticos por constituírem a fonte de sustento e segurança alimentar para muitos, em particular para as comunidades dos pescadores”é igualmente referido. 

 O governante elogiou os pescadores, armadores, processadores de pescado e restantes profissionais ao longo da cadeia de valor da pesca pelo empenho, dedicação e devoção a esta atividade, que tem contribuído para o crescimento da economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…
Angola: Governo fala sobre crescimento do setor não petrolífero até 2050

Angola: Governo fala sobre crescimento do setor não petrolífero até 2050

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, Manuel Nunes Júnior, avançou que o setor de produtos não…
Cabo Verde passa a considerar novas empresas como "grandes contribuintes"

Cabo Verde passa a considerar novas empresas como "grandes contribuintes"

Uma alteração à portaria de 2013 aprovada pelo Ministério das Finanças de Cabo Verde leva a que as autoridades tributárias…
Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”,…