Moçambique: Nyusi prolonga estado de emergência até 30 de maio

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, decidiu alargar por mais 30 dias o estado de emergência, devido à pandemia da Covid-19, o que significa que esta medida vai vigorar até 30 de maio. O país tem, oficialmente, 76 casos confirmados do novo coronavírus.

O chefe de Estado pediu mais rigor no cumprimento das medidas adotadas, com destaque para a “criação de cordões sanitários para travar a propagação da Covid-19” nas regiões onde se registam mais casos da doença. Nyusi defendeu ainda a necessidade de “reforçar a quarentena domiciliar e uso e obrigatório de máscaras em todos os locais de concentração popular”, bem como “limitar a circulação interna de pessoas”.

Discursando nas três das línguas locais mais faladas no país, o governante pediu aos moçambicanos para que ficassem em casa, além de ter reiterado a importância de “limitar os eventos públicos e inadiáveis, como funerais para um máximo de 20 pessoas”.

“Único propósito é salvar vidas humanas”, salientou.

O Presidente explicou que no período inicial do estado de emergência não reduziu a circulação de pessoas principalmente por quem precisa de trabalhar para comer, tendo por conseguinte apelado “ao setor informal para maior consciência sobre as medidas de prevenção”.

“Sabemos que as medidas são difíceis para as empresas e trabalhadores, mas este é o momento de nos unirmos para um bem maior, que é a vida”, sublinhou, garantindo que “as Forças de Defesa e Segurança vão continuar a fazer vigilância para garantir o cumprimento das medidas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin