Moçambique: Nyusi promulga Lei da Amnistia e do Perdão de Penas

Presidente moçambicano Filipe Nyusi

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, promulgou e mandou publicar a Lei da Amnistia e do Perdão de Penas através do uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição da República de Moçambique. A lei foi aprovada por consenso pelo Parlamento nesta segunda-feira, 06 de abril.

De acordo com a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, que apresentou o documento, 5.302 reclusos reúnem requisitos para sairem em liberdade, no âmbito da lei. No entanto, a governante não esclareceu se todos vão deixar as cadeias, sendo esta uma medida sugerida pela Organização Mundial da Saúde para proteger os reclusos da Covid-19.

As penitenciárias moçambicanas debatem-se com sobrelotação ao albergarem cerca de 21 mil presos contra uma capacidade instalada de 4.498 prisioneiros.

A Lei de Amnistia e Perdão de Penas não será aplicada a condenados por crimes de homicídio voluntário, violação sexual de menor, rapto, terrorismo, tráfico de drogas, peculato, peita (corrupção passiva), suborno, corrupção, branqueamento de capitais e atentado contra a segurança do Estado.

Os beneficiários de amnistia e perdão não deverão cometer novos crimes num período de cinco anos, sob pena de cumprirem a parte remanescente da pena objecto de clemência, além daquela que couber à infração posterior.

Até ao momento, Moçambique regista oficialmente dez casos confirmados de Covid-19, sem mortes e com um deles recuperado, após 367 testes desde o início da pandemia, assinalada a 11 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…