Moçambique: Nyusi prorrogou Estado de Emergência pela terceira vez

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, prorrogou o Estado de Emergência neste domingo, 28 de junho, pela terceira vez, com o objetivo de continuar a combater a pandemia da Covid-19. No entanto, decidiu aliviar desta vez algumas restrições, mas de forma gradual.

“Entre relaxar, manter ou agravar, decidi prorrogar pela terceira vez o estado de emergência por mais 30 dias”, declarou à nação através de um comunicado.

“Decidimos, pois, manter o nível 3 [de restrições] e adequar de forma faseada algumas medidas com impacto na economia do país, permitindo que alguns setores de atividade possam funcionar”, acrescentou.

Na primeira parte desta intervenção, o governante deixou um sinal de preocupação com a situação económica. “Hoje, mais do que nunca, precisamos de reformular cautelosamente as nossas medidas de prevenção: necessitamos de evitar a propagação da Covid-19, mas precisamos também de evitar o colapso da nossa economia. Devemos nos preparar para, de forma proativa, enfrentar o período que se seguirá à presente pandemia”, expôs.

Assim, o Estado de Emergência que estava em vigor desde 01 de abril e cujo período atual termina nesta segunda-feira, 29 de junho, foi prorrogado por mais 30 dias, até 30 de julho.

Nyusi anunciou, entre as medidas revistas, a retoma faseada de aulas presenciais em todos os graus de ensino de acordo com calendários a divulgar dentro de dias, decorrendo o ano letivo moçambicano de fevereiro a dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

A UNICEF avança, através de um comunicado de imprensa, que o conflito na Ucrânia já causou em uma semana mais…
Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

Ataque da Rússia a central nuclear faz cair bolsas europeias

As principais bolsas europeias estiveram a negociar nesta sexta-feira, 04 de março, em forte baixa. O motivo deve-se ao ataque…
Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 04 de março de 2022

Na Guiné-Bissau a “ANG” escreve “Covid-19: Governo renova vigência de Estado de Alerta em Saúde Pública que terminaria no sábado”.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin