Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

Moçambique: Nyusi quer “atenção acrescida” na proteção dos projetos de gás

O Presidente moçambicano apelou às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) para que tivessem uma “atenção acrescida” na defesa dos projetos de gás natural na província de Cabo Delgado. Filipe Nyusi disse ainda que considerava a restauração da paz um “desafio imediato”. 

O discurso foi feito durante a tomada de posse do novo chefe do Estado Maior General das FADM, Eugênio Mussa, e do vice-chefe, Bartolino Capitine. 

O governante aproveitou também a ocasião para referir que um dos desafios dos militares é “defender com garra todas as infraestruturas e projetos económicos em curso ou a ser desenvolvidos em todo o território nacional, olhando com uma atenção acrescida aos que ocorrem na península de Afungi. 

Nyusi descreveu como “terroristas” os grupos armados que realizam ataques em Cabo Delgado. A violência armada na região faz parte de uma estratégia de pilhagem dos recursos naturais do país, partilhou. 

“Os recursos naturais africanos têm sido alvo de uma pilhagem sistemática. Sendo Moçambique parte deste continente, vê-se hoje mergulhado em ataques terroristas com o mesmo objetivo de pilhar as riquezas nacionais”concluiu, considerando os recursos naturais de África uma maldição em vez de salvação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin