O Presidente moçambicano instruiu o Governo a adotar medidas urgentes que aliviem o elevado custo de vida da população, principalmente para os mais necessitados. A declaração foi feita depois de Filipe Nyusi ter reconhecido que a vida está cada vez mais cara no país.
Segundo o governante, o aumento dos preços de vários bens deve-se à subida generalizada dos preços de produtos no mercado internacional. A observação foi divulgada nesta terça-feira, 14 de junho, na cerimónia de tomada de posso do novo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e do vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde.
“Temos plena consciência do aumento de preços na corrosão do poder de compra nas famílias moçambicanas. O meu Governo considera urgente e necessária a implementação de medidas que aliviam o custo de vida nos moçambicanos”, disse, citado pelo “MMO Notícias”.
“Estas medidas podem contemplar subvenções ao setor formal de transporte de passageiros, são de natureza extraordinária e terão um impacto negativo no equilíbrio das contas públicas, assim como nos rácios relativos à gestão macroeconómica das reservas cambiais. Porém, elas vão permitir a mitigação dos efeitos inflacionistas, enquanto perdurarem os choques externos, e atenuar a deterioração das condições de vida dos moçambicanos, em especial os carenciados”, partilhou.