Moçambique: Nyusi reforça medidas de prevenção contra Covid-19

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, vai manter todas as medidas do decreto 30/2021 de 26 de maio, relacionado com a prevenção contra a Covid-19. No entanto, divulgou algumas novidades, como o recuo no horário do recolher obrigatório, que passará a ser das 22 horas às 04 horas. 

“O atendimento público deve ser por pré-marcação, as empresas devem privilegiar o teletrabalho nos locais onde o distanciamento social não for possível, as celebrações religiosas, conferências e reuniões não devem ter mais de 40 pessoas em locais fechados e mais de 80 em locais abertos”, informou ainda. 

Entre as novas medidas está também a atualização do horário de funcionamento dos restaurantes e serviços de entrega, que passarão a funcionar até às 20 horas. 

“Os bottle stores deverão funcionar das 09h-15h e aos domingos deverão manter-se fechados. O funcionamento de teatros, centros culturais e auditórios volta a ser interdito. O uso dos auditórios deve ser devidamente fundamentado ao Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos. Os centros comerciais vão funcionar das 09 horas às 18 horas durante a semana e até às 15 horas durante os feriados. A frequência às praias para lazer volta a ser interdita”, alertou. 

Nyusi acrescentou que poderá ser autorizada, excecionalmente, a realização de conferências até 150 pessoas, mediante solicitação de aprovação junto do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos

Este conjunto de regras entra em vigor a partir da meia-noite deste sábado, 26 de Junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola presente em reunião de ministros do G20

Angola presente em reunião de ministros do G20

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, vai chefiar a delegação angolana que…
Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

Angola: Vice-Presidente recebe líder da OEACP–UE

A Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, recebeu em audiência a líder da Assembleia Parlamentar da Organização dos…
Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

Guiné-Bissau: Nuno Nabiam demite-se e qualifica Sissoco de “senhor absoluto”

O antigo Primeiro-ministro e conselheiro especial do Presidente da República, Nuno Gomes Nabiam demitiu-se das funções alegando a “falta de…
Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

Guiné-Bissau: Venda ilícita de passaportes movimentou em dois anos 1.8 biliões de Fcfa

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau informou esta segunda-feira, 19 de Setembro, ter detido 41 indivíduos de nacionalidade camaronesa, assim…