Presidente Filipe Nyusi

Moçambique: Nyusi reúne Governo em Cabo Delgado

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reuniu o Governo em Cabo Delgado para realizar uma visita de trabalho. Tal ocorre dias após o governo provincial ter anunciado que os ataques armados na referida província já afetaram 156.400 pessoas, entre as quais 25.000 crianças, que perderam bens ou foram obrigadas a deslocar-se para longe de casa. 

Recorde-se que a violência armada em Cabo Delgado começou em outubro de 2017. Apesar de não fazer referência ao número de vítimas mortais, a soma feita a partir de relatos da população e referências das autoridades apontam para um mínimo de 350 a 400 mortos. 

O chefe de Estado moçambicano admitiu em janeiro, em Londres, após contactos mantidos com empresas no final da cimeira Reino Unido – África, que a solução para o conflito deverá passar pelo apoio externo. 

Nessa zona estão a ser desenvolvidos megaprojetos de exploração de gás natural, que irão colocar o país no “top 10” dos produtores mundiais de gás natural a partir de 2022. As obras em curso contam com algumas empresas e trabalhadores portugueses entre as dezenas de firmas contratadas pelos consórcios de petrolíferas. 

Durante a estadia no localNyusi irá dirigir a habitual sessão do Conselho de Ministros das terças-feiras alargada ao governo provincial e outros quadros, de acordo com o comunicado divulgado pela Presidência. Na agenda encontram-se ainda comícios com a população da província.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin