A Renamo acusa o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, de ser pessoalmente “responsável por omissão” pela violência armada na província de Cabo Delgado.
“Quanto a nós, não restam dúvidas de que o Presidente da República deve ser responsabilizado por omissão, por não ter tomado em tempo útil a decisão de recorrer à ajuda internacional”, disse o deputado Elias Dhlakama nesta quarta-feira, 16 de novembro, no Parlamento, citado pela “DW”.
O representante do maior partido da oposição no país acusou Nyusi de ter optado por “arrastar com a barriga” a decisão sobre o recurso ao auxílio internacional, tendo tomado a mesma apenas quando a situação saiu do controlo das forças governamentais.
“O Governo permitiu que parte do território de Moçambique ficasse fora das mãos do Estado”, criticou, realçando que a situação revelou “o cúmulo da incompetência”.
Também a bancada parlamentar do MDM acusou o Governo de incapacidade no combate ao terrorismo.
“O povo de Cabo Delgado está exausto, não tolera mais o sofrimento” causado por “um quadro de desconcerto e caos ao nível da política de defesa”, declarou o deputado Silvério Ronguane.