No decurso do VII Congresso do partido Renamo, Ossufo Momade foi reeleito no cargo de presidente do partido. Com um total de 383 votos, Ossufo Momade carimbou a vitória na corrida à liderança do maior partido na oposição, com 57.3% de votos. Para trás ficaram os seus oponentes, designadamente Elias Dlakhama, 147 votos, Ivone Soares, 78 votos, Alfredo Magumisse, 42 votos, André Magibire, 7 votos, e Salvador, com 2 votos.
Momade prometeu, logo após a consolidação da sua vitória, que vai trabalhar com todos os candidatos que concorreram à liderança da Renamo, garantindo que, depois de tomar posse, ninguém será excluído. “Vamos todos trabalhar juntos. Ninguém vai ficar de fora, e com a realização do VII Congresso saímos mais unidos e fortes”, vincou Ossufo, na qualidade de presidente reeleito.
Recorde-se que, apesar das providências submetidas nos tribunais, Venâncio Mondlane foi mesmo excluído do escrutínio, sob alegação de não reunir os requisitos estabelecidos nos estatutos para participar no Congresso.
Aurélio Sambo – Correspondente