Moçambique: OTM quer retoma de negociações do salário mínimo

A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM) quer que sejam retomadas as negociações do aumento do salário mínimo ainda neste ano. No entanto, a ministra do Trabalho já afirmou que não prometia que tal viesse a acontecer em 2021.

A pandemia da Covid-19 agravou mais a economia do país, tendo levado 57 mil trabalhadores para o desemprego. Atualmente, estima-se que 50 mil voltaram a trabalhar. 

“Em contrapartida, estamos há dois anos com aumentos sucessivos de preços de bens e serviços, o que agravou o custo de vida para os trabalhadores que, como se sabe, os seus rendimentos são baixos”, partilhou o secretário-geral da OTM, Alexandre Munguambe. 

A mesma fonte garantiu que, “como representante dos trabalhadores, continuaremos engajados para que o processo de negociação do salário mínimo tenha lugar e traga resultados concretos. 

salário mínimo mais baixo em Moçambique é de 4.200 meticais (60 euros), praticado no subsetor de pesca de Capenta. O mínimo mais elevado corresponde a 11.600 meticais (166 euros), praticado nos bancos e seguradoras, contra um cabaz avaliado este ano em 25.300 meticais (362 euros), tendo como base uma família de cinco membros. 

Em reação a este tema, a ministra do Trabalho disse que não iria não promete aumentosA partir do mês de maio iremos começar a analisar, para que em junho possamos reunir em comissão consultiva e tomarmos uma decisão definitiva. Por isso, não vou fazer nenhuma promessa, esclareceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…