Moçambique: Patrulhamento em Cabo Delgado volta a ser fortalecido

Governo da província de Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique anunciaram a “maximização de ações de patrulhamento ostensivo” para combater e capturar “terroristas” em Cabo Delgado. Recorde-se que esta província tem sido alvo de ataques por parte de grupos armados desde outubro de 2017.

Segundo o comunicado de imprensa sobre o balanço das atividades do comando-geral da Polícia da República de Moçambique, as FDS declararam que “mantêm ativos” os seus “dispositivos operacionais” na província do norte de Moçsm. Tal serve para travar as incursões dos insurgentes.

Apesar de não avançar detalhes sobre as operações em questão, o documento salienta ainda que as FDS procuram “maximizar as ações de patrulhamento ostensivo, combate e perseguição dos terroristas”.

Os rebeldes voltaram a atacar Cabo Delgado na semana passada, tendo ocorrido várias investidas nas aldeias de Anga, Buji, Ausse e ainda na vila sede de Mocímboa da Praia. De acordo com os dados do Ministério da Defesa, pelo menos 59 “terroristas” morreram em operações de resposta das forças governamentais.

Toda esta violência armada já causou a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas desde 2017, além de várias infraestruturas destruídas. Os frequentes ataques levaram assim à fuga de 250 mil pessoas dos distritos invadidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Setor privado tem aumento de 6,7 biliões de kwanzas no endividamento

Angola: Setor privado tem aumento de 6,7 biliões de kwanzas no endividamento

O Banco Nacional de Angola (BNA) divulgou que o endividamento do setor privado cresceu para 6,7 biliões de kwanzas em…
Moçambique e Malawi adotam e-Pass

Moçambique e Malawi adotam e-Pass

Os Governos de Moçambique e do Malawi lançaram nesta semana, em Blantyre, o Projeto de Facilitação da Mobilidade e do…
FMI melhora estimativas de crescimento económico de Cabo Verde

FMI melhora estimativas de crescimento económico de Cabo Verde

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou as estimativas de crescimento económico de Cabo Verde em 1,3 pontos percentuais em 2024,…
Ucrânia quer receber convite de adesão à NATO na próxima semana

Ucrânia quer receber convite de adesão à NATO na próxima semana

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, pediu aos homólogos da NATO para emitirem um convite a Kiev…