Moçambique | Segurança

Moçambique: Pelo menos dez mortos em ataque de grupo armado em Cabo Delgado

Pelo menos dez pessoas morreram no passado sábado, num ataque de um grupo armado, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, de acordo com informação divulgada pela televisão estatal, TVM, mas que as autoridades contactadas pela estação não confirmaram. Outros relatos na Internet, citando alegadas fontes na região, apontam para cinco a sete mortos na mesma povoação.

Contatada pela agência de notícias Lusa, a Polícia da República de Moçambique (PRM confirmou a realização de uma operação na zona, mas não adiantou pormenores.

Os ataques surgem numa altura em que se dá início a investimentos para a exploração de gás natural na região na qual vão estar envolvidas grandes petrolíferas mundiais.

Recorde-se que um estudo divulgado na semana passada concluiu que os grupos armados usam o radicalismo islâmico para atrair seguidores e aos quais são pagos rendimentos acima da média.

Os grupos são financiados por rotas de comércio ilegal de madeira, rubis, carvão e marfim, daquela região para o estrangeiro, e recebem treino de milícias da região dos Grandes Lagos, que, por sua vez, também têm ligações ao grupo terrorista Al-Shabaab, na Somália.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo