Durante esta semana, 23 pensionistas do Sistema da Segurança Social, residentes na localidade de Maciana, distrito da Manhiça, na Província de Maputo, beneficiaram de um apoio, em meios de locomoção e em material de construção, no âmbito das comemorações dos 32 anos da criação do sistema, assinalados no passado dia 18 de setembro.
Trata-se de um lote de material oferecido pela Delegação Provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), constituído por 165 sacos de cimento, 77 chapas de zinco e 55 barrotes, cujo apoio esteve enquadrado no programa da acção sanitária e social desta instituição.
O acto de entrega foi orientado pela administradora do distrito da Manhiça, Cristina de Jesus Xavier Mafumo, que, durante a sua intervenção, agradeceu a presença dos pensionistas, sobretudo por, não obstante as dificuldades de locomoção, terem marcado presença na cerimónia. A administradora da Manhiça enalteceu o gesto do INSS, apelando, igualmente a esta instituição para que aquele tipo de apoio seja extendido a mais pensionistas necessitados.
Por sua vez, o delegado provincial do INSS em Maputo, Paulo Sérgio Brito, garantiu aos presentes que, no âmbito das actividades previstas no programa de acção sanitária e social, o INSS sempre fará parte da vida dos pensionistas, ajudando-os a minimizar as dificuldades que alguns deles enfrentam, em reconhecimento ao seu trabalho enquanto estiveram no activo e, por conseguinte, pela importância e significado social das suas contribuições que canalizaram ao Sistema de Segurança Social.
Ainda no contexto das comemorações do 32º aniversário da criação do Sistema de Segurança Social em Moçambique, a Delegação provincial do INSS em Maputo contemplou nove pensionistas com bengalas e outros dois beneficiaram de cadeiras de rodas.
Aurelio Sambo – Correspondente