Moçambique: Plataforma Flutuante para produção de gás já está na Bacia do Rovuma em Cabo Delgado

A Plataforma flutuante de produção de gás natural liquefeito já está na Bacia do Rovuma desde as primeiras horas desta segunda-feira, 3 de Janeiro, espera-se que seja atracada no local de produção ainda esta semana, segundo fontes próximas ao projecto.

A plataforma chegou mais cedo do que se previa. A plataforma flutuante chegou ontem, às águas da Bacia do Rovuma em Cabo Delgado, quando se esperava que fosse apenas a 16 de Janeiro, 60 dias depois da sua partida da Coreia do Sul, a 16 de Novembro de 2021.

O tempo esteve mais tranquilo do que o que se tinha sido previsto e isso facilitou que os três rebocadores fizessem o transporte da plataforma em menos tempo. A última paragem para abastecimento foi nas Maurícias, na semana passada. A chegada da plataforma tem impacto nas previsões de início da produção de gás natural na área 4 da Bacia do Rovuma.

Daqui, o passo a seguir é o encaixe dos cabos dos poços já feitos e concluídos antes mesmo da partida da plataforma. No meio desse processo, deverão ser tratados também processos burocráticos da infra-estrutura, depois o gás começará a ser produzido naquela que é uma das maiores plataformas flutuantes do mundo e a mais moderna até aqui.

Espera-se que até Junho a plataforma esteja estabilizada na área de exploração por amarração a 20 cabos principais, implantados a 2000 metros de profundidade, mas pode ser muito antes disso. Será ancorada a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado, onde vai produzir 3.4 milhões de toneladas de gás natural, anualmente, já a partir deste ano.

Com o arranque da exploração, Moçambique deverá encaixar, em receitas para o Estado, 34.5 milhões de dólares, sendo que, quando se atingir o auge da arrecadação, o Estado poderá encaixar mais de 110 milhões anualmente.

Quando começar a produção normal, 270 pessoas deverão permanecer na plataforma por 28 dias e, depois disso, saem para dar espaço a um outro grupo. Porém, o navio-fábrica tem a capacidade de albergar 350 pessoas.

No total, a exploração de gás na parte OffShore da área 4 da Bacia do Rovuma vai empregar 800 pessoas, entre aquelas que ficarão directamente ligadas à produção e os trabalhadores dos escritórios em Pemba e Maputo.

Aurelio Sambo – Correspondente

2 Comments

  1. Ramos Valente Sitoe

    Estamos todos felizes por mais um passo tao importante que e a chegada de plataforma flutuante para estracao do gas em Mocambique na bacia do rio Rovuma no Norte Mocambique e de Cabo Delgado. Espero eu que isso nao venha instar cada vez mais os terroristas e seus colaboradores ou aqueles que se contentam com o desmoronamento da nossa economia , destruicao e matanca de inocentes que nem sabem o que e isso de politica para nao se viver em paz em Mocambique.

  2. fanito

    A chegada da plataforma nao vai ter bom efeitos porque o presidente nyusi nao foi a pessao que pagou o projecto ele encontrou tudo paga so ele passou a receber, percebem bem quem pagou e negocio todo o projecto neste momento vai reforcar os torroristas para bloqueiar a vida da plataforma o seu funcionamento, os Mocambicanos conhecem bem, o presidente nyusi por ser do norte ha pessoas que nao gosta e cria meios de ser desacretidado que ele e incompedente, se ele nao ter um bom conselheiro para dar uma ideia forcado de entregar o puder havemos ver mais um terramamento de sangue dos nossos irmao que nao sabe oque esta passar e nao tem nada haver com esta coisa de petroleo, estamos a morrer quem come e outro perdemos mulheres homens irmaos netos e mais familiares coisa que o povo nao sabe.
    MELHOR ENTREGAR OS QUE CRIARAM O PROJECTO E DEIXAR O POVO EM PAZ COMER OQUE COMIAM ANTES QUE MATAREM SEM SABER OQUE SE PASSA. POR FAVOR E GRANDE FAVOR O PETROLEO QUE VAI SAIR NAS AGUAS DE PEMBA O POVO NAO VAI BENEFICIAR EM NADA OS TERRORISTAS DEIXA DE MATAR ESTE POVO MOCAMBICANO NOS NAO SOBEMOS QUE E EXPLORACAO DE GAZ NATURAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

O preço da prata subiu para quase 37 dólares por onça (cerca de 32€) esta semana, alcançando o nível mais…
Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

A Fortaleza de Peniche, em Portugal, foi uma das vencedoras dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025,…
Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

A Vice-Ministra dos Assuntos da ASEAN e Representante de Timor-Leste nas Reuniões de Altos Funcionários (SOM Leader), Milena Rangel, liderou…
FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a 3.ª edição do programa RESTART, que visa apoiar investigadores…