O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, inicia nesta quarta-feira, 26 de janeiro, uma visita de trabalho à província de Nampula, que terminará no sábado, dia 29. O objetivo é inteirar-se do impacto causado pela depressão tropical Ana.
Segundo um comunicado do gabinete do chefe do Governo, mencionado pela “Folha de Maputo”, a visita tem também como principais objetivos monitorar as ações em curso de resposta e assistência humanitária nas áreas atingidas pela referida depressão.
Servirá igualmente para manifestar a solidariedade do Governo para com as pessoas afetadas e avaliar as necessidades de reconstrução de emergência de infraestruturas sociais básicas que ficaram destruídas.
No programa de atividades de Agostinho do Rosário estão previstas visitas às zonas e infraestruturas afetadas pela depressão tropical Ana, bem como encontros com os órgãos de Representação do Estado na província, do Conselho Executivo Provincial e com os membros do Comité Operativo de Emergência.
Também estarão presentes no local a vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Sandra Chamutota, o vice-presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), Belém Monteiro, e ainda quadros do gabinete do primeiro-ministro.