As famílias deslocadas que já se encontram na sede do posto administrativo de Muatide, distrito de Muidumbe, em Cabo Delgado, estão a pedir a reabertura dos serviços básicos de saúde, que não funcionam devido aos ataques terroristas que assolaram a região no 2020.
A solicitação para reabertura dos serviços básicos de saúde foi, sexta-feira, expressa pela população de Muatide, ao primeiro secretário do Comité Distrital do partido FRELIMO, Denato Tiago, numa reunião de auscultação das preocupações que as famílias enfrentam enquanto recém regressadas.
Ao Primeiro Secretário da FRELIMO, os residentes disseram que não tem sido fácil percorrer cerca de 10 quilómetros até à unidade sanitária de Miteda, onde normalmente são oferecidos serviços básicos à população. A situação tem sido complicada para casos graves e mulheres grávidas.
Reagindo à inquietação da população, em torno da reabertura do centro de saúde local, Denato Tiago, disse que a preocupação é do conhecimento do Governo a todos níveis e manifestou acreditar que há um esforço significativo para reabertura do centro de saúde local.