Numa reunião pública no bairro Rututo, na sede do distrito de Ibo, a população lamentou o facto do governo não considerar prioridade a inclusão financeira, por isso, voltou a pedir mais uma vez a instalação de um banco no distrito.
Segundo os moradores, trata-se de um pedido formulado há muitos anos, mas o governo, alegadamente, nunca manifestou vontade de responder à preocupação da população. Para terem acesso a uma instituição bancária, a população tem de viajar de barco até à cidade de Pemba.
Uma ATM de uma agência bancária já tinha sido instalada no distrito de Ibo, mas não nunca funcionou, por razões ainda desconhecidas.
O administrador local, Issa Tarmamade, que também é natural do mesmo distrito, disse que vai fazer de tudo fazer para que uma agência bancária seja implantada no distrito.
Além da população local, uma agência bancária poderia igualmente servir os turistas nacionais e estrangeiros, que têm viajado até à ilha de Ibo, para usufruir as maravilhas do arquipélago das Quirimbas.