Após a inauguração da Coral Sul da FNLG, esta quarta-feira, no distrito de Palma, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que as medidas de segurança em toda região norte serão reforçadas, para permitir a execução integral da exploração de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma.
Filipe Nyusi, que caracteriza a situação actual como sendo progressiva em termos de regresso à normalidade, disse que o um cordão defensivo será estabelecido pelas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas com apoio de seus parceiros.
“Formamos um cordão defensivo com a elevação da capacidade das Forças de Defesa e Segurança e com o apoio das forças amigas do Ruanda e da SADC nas zonas adjacentes ao distrito de Palma. Neste momento e de forma progressiva, a situação retorna à normalidade. A população tende a regressar e as autoridades locais estão estabelecidas”.
As declarações do chefe de Estado moçambicano sobre o aumento de segurança, quando já está a sair gás na bacia do Rovuma, acontecem numa alturaem que há relatos de ter havido um ataque terrorista no posto administrativo de Mbau, distrito de Mocímboa da Praia, que resultou na morte de quatro pessoas, e de outros incidentes em Nangade, a oeste de Palma.