O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, conferiu posse ao novo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o almirante Joaquim Rivas Mangrasse.
No discurso que fez no evento, o Presidente da República e também Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) mencionou a atual prioridade número um das autoridades. A seu ver, a mesma consiste na defesa da soberania nacional perante as ameaças que se apresentam, principalmente no que diz respeito ao terrorismo.
Segundo Nyusi, o terrorismo e os mentores do mesmo não devem ter sucesso e sim arrepender-se de terem atacado o Estado moçambicano.
“É missão das Forças Armadas de Defesa de Moçambique eliminar todo o tipo de ameaças à nossa soberania, incluindo o terrorismo e os seus mentores, que não devem ter sucesso e devem se arrepender de terem ousado atacar o nosso país”, afirmou.
Recorde-se que a província de Cabo Delgado é alvo de frequentes ataques armados desde outubro de 2017. Permanece desconhecida a origem dos autores dos crimes, mas estes são, alegadamente, cometidos por indivíduos inspirados no radicalismo islâmico extremo.