O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, teve um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na segunda-feira, 27 de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Os dois dirigentes abordaram o tema do desenvolvimento interno de Moçambique, que inclui perspetivas económicas, implementação do Processo de Paz de Maputo e a situação humanitária.
Estas informações constam num comunicado divulgado pelo gabinete de António Guterres. No documento é mencionado que o secretário-geral da ONU aproveitou a ocasião para expressar as “suas profundas condolências e solidariedade” ao povo moçambicano pelo impacto do ciclone Freddy, que matou mais de 500 pessoas no Malaui, em Moçambique e em Madagáscar.
Guterres felicitou ainda Moçambique pelo trabalho desenvolvido durante a sua presidência mensal do Conselho de Segurança da ONU em março, e reafirmou o apoio da organização ao país no seu caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nyusi encontra-se em Nova Iorque para a primeira presidência mensal do Conselho de Segurança, que estás prestes a terminar, e liderou na terça-feira uma reunião do referido órgão com foco na prevenção e combate ao terrorismo.